ONU vota se o Tribunal Internacional de Justiça deve decidir sobre as obrigações climáticas

A resolução que procura um parecer consultivo do Tribunal Internacional de Justiça chegou à Assembleia Geral das Nações Unidas após uma campanha de quatro anos liderada pela República de Vanuatu

Foto
Um parecer consultivo do orgão judicial da ONU não seria vinculativo, mas poderia sustentar futuras negociações sobre o clima GettyImages

A Assembleia Geral das Nações Unidas vota esta quarta-feira se vai pedir ao mais alto tribunal do mundo que defina as obrigações dos Estados para combater as alterações climáticas, um parecer jurídico que poderia levar os países a tomar medidas mais fortes e a clarificar o direito internacional.

A resolução que procura um parecer consultivo do Tribunal Internacional de Justiça chegou à Assembleia Geral das Nações Unidas após uma campanha de quatro anos liderada pela República de Vanuatu. Foi inspirada por estudantes de direito das ilhas do Pacífico que desejam que o sistema jurídico internacional proporcione justiça climática.

Um parecer consultivo do tribunal, órgão judicial da ONU, não seria vinculativo em nenhuma jurisdição, mas poderia sustentar futuras negociações sobre o clima, clarificando as obrigações financeiras que os países têm sobre as alterações climáticas, ajudando os Estados a rever e melhorar os planos climáticos nacionais submetidos ao Acordo de Paris, bem como reforçando as políticas e legislação nacionais.

O ministro do Clima de Vanuatu Ralph Regenvanu sublinha que a resolução tem 121 países co-patrocinadores, permitindo a sua aprovação por maioria simples, caso nenhum outro país levante objecções. Na terça-feira, os diplomatas de Vanuatu ainda estavam a tentar obter o apoio da China e dos EUA, ou pelo menos convencer os dois maiores países emissores de gases com efeito de estufa a não levantarem objecções.

"A primeira coisa que esperamos ver [esta quarta-feira] é que existe um consenso porque isso dará uma indicação ao tribunal da importância que o mundo atribui a esta questão e da opinião que dará", disse Regenvanu, citado pela Reuters.

A nação da ilha do Pacífico Sul tem sido vítima de ciclones alimentados pelo clima, incluindo dois ciclones de categoria quatro este mês, que levaram 10% da sua população para centros de acolhimento.

EUA com dúvidas

Este mês, o enviado especial dos EUA para as Alterações Climáticas, John Kerry, defendeu, em resposta a uma pergunta da Reuters, que os EUA apoiaram os esforços para abordar a questão das perdas e danos, os custos incorridos devido aos extremos ou impactos climáticos, mas que Vanuatu "saltou à frente" ao tentar levar a questão ao tribunal da ONU.

"Os Estados Unidos estão preocupados com a liguagem usada e a forma como tem está escrita a reolução", disse Kerry. "Não é uma questão de apoio; é uma questão de saber se ou ... se é aceite pelo tribunal - que produz algo que vai ser construtivo e justo".

O advogado Sam Hunter-Jones, da ClientEarth e especialista em direito ambiental, nota que, à medida que os litígios relacionados com o clima se multiplicam por todo o mundo - com mais de 2000 a serem levados a tribunal - é necessária uma opinião do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ).

Se a ONU aprovar a resolução, o TIJ poderá levar ainda cerca de 18 meses a emitir um parecer consultivo, com os países a serem chamados a contribuir durante o próximo ano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários