Juízes dizem que novas regras da distribuição de processos geram “dúvidas sérias”

Regulamentação da distribuição de processos publicada nesta segunda entra em vigor em Maio. Novas regras deviam estar operacionais há ano e meio, o que tem beneficiado defesas como a de Sócrates.

Foto
Falta de regulamentação das novas regras de distribuição tem permitido a defesa de Sócrates atrasar julgamento. NFACTOS/Fernando Veludo

Um ano e meio depois do previsto, o Ministério da Justiça publicou esta segunda-feira a portaria que regulamenta a distribuição electrónica dos processos pelos diversos juízes, nos tribunais. No entanto, o diploma apresenta diversas omissões que levaram a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) a alertar que o novo sistema “tem ainda diversos aspectos de operacionalidade e organização que suscitam dúvidas sérias”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários