Tiroteio numa escola em Nashville faz seis mortos, três dos quais crianças

A polícia de Nashville confirmou ter abatido a autora dos disparos, uma mulher de 28 anos. As vítimas confirmadas são três crianças e três adultos.

armas,criancas,tiroteio-eua,eua,mundo,crime,
Fotogaleria
Tiroteio aconteceu numa escola cristã privada em Nashville, Tennessee EPA/METRO NASHVILLE POLICE DEPARTMENT / HANDOUT
armas,criancas,tiroteio-eua,eua,mundo,crime,
Fotogaleria
Uma criança chora no interior do autocarro depois do tiroteio na Covenant School, em Nashville Reuters/NICOLE HESTER/USA TODAY NETWORK
armas,criancas,tiroteio-eua,eua,mundo,crime,
Fotogaleria
Um grupo de alunos da Covenant School sai de mãos dadas de um autocarro, depois do tiroteio Reuters/MARK ZALESKI/USA TODAY NETWORK
armas,criancas,tiroteio-eua,eua,mundo,crime,
Fotogaleria
Alunos da Covenant School esperam para sair de um autocarro depois do tiroteio Reuters/MARK ZALESKI/USA TODAY NETWORK

Um tiroteio numa escola cristã privada em Nashville, capital do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, fez seis vítimas, três das quais crianças, escreve a agência Reuters.

As autoridades policiais de Nashville confirmaram ter abatido a autora do tiroteio, uma mulher de 28 anos que morava na cidade e que foi, em tempos, aluna na escola que invadiu esta segunda-feira.

A morte das três crianças foi confirmada no Hospital Pediátrico Monroe Carell Jr. por John Howser, porta-voz do hospital, segundo o canal de notícias WKRN-TV. Entre as vítimas estão também três adultos, funcionários da escola.

O tiroteio aconteceu na Covenant School, uma escola cristã frequentada por cerca de 200 crianças do pré-escolar ao sexto ano.

As autoridades, citadas pela Reuters, revelaram que a autora dos disparos tinha duas espingardas semiautomáticas e um revólver.

A propósito do tiroteio, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a pressionar o Congresso para que aprove reformas à legislação sobre o uso de armas.

"É doentio", disse Biden, abordando a questão durante um evento na Casa Branca. "Temos de fazer mais para proteger as nossas escolas, para que não sejam transformadas em prisões... Apelo novamente ao Congresso para que aprove a minha proibição de espingardas de assalto".

A mulher do Presidente norte-americano, Jill Biden, lamentou o sucedido e referiu "não ter palavras" para descrever o sucedido. Afirmou, ainda, que as crianças norte-americanas "merecem melhor", diz o Washington Post.

O presidente da Câmara de Nashville, John Cooper, também já reagiu ao tiroteio, agradecendo o trabalho das equipas de emergência.

"Nesta manhã trágica, Nashville juntou-se à temida e longa lista de comunidades que vivem um tiroteio escolar. O meu coração está com as famílias das vítimas. Toda a cidade está convosco. À medida que os factos continuam a ser conhecidos, agradeço aos socorristas e profissionais de saúde", escreveu no Twitter.

O tiroteio desta segunda-feira teve características diferentes do comum. Segundo o Washington Post, de 376 tiroteios noticiados pelo jornal desde 1999, apenas 6% aconteceram em escolas privadas e só quatro tiveram mulheres como responsáveis.

Segundo a Education Week, só este ano, até 23 de Março, houve 12 tiroteios em escolas nos Estados Unidos com registo de mortos ou feridos.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários