A partir de quinta-feira, já se pode “sentir com calma” o Caminho dos Monges que liga Lamego e Tarouca

Trata-se de um percurso pedestre com 41 quilómetros, durante o qual é visível o legado da ordem cisterciense no Vale Varosa. Assenta nos pilares da cultura, património, natureza e gastronomia

PP - 16 JUNHO 2018 - FERREIRIM - ROTA DE MONUMENTOS  CONVENTO DE SANTO ANTONIO DE FERREIRIM JANTAR MONASTICO EM SALZEDAS
Fotogaleria
Durante o percurso fica visível o legado da ordem cisterciense no vale do Varosa Paulo Pimenta
NEG nelson garrido - 10 junho 2022 - PORTUGAL, Ucanha, Tarouca - aldeia vinhateira do Douro Sul. Restaurante a Tasquinha do Matias -  Rio Varosa
Fotogaleria
Rio Varosa Nelson Garrido

Os municípios de Lamego e Tarouca vão, a partir de quinta-feira, ficar ligados pelo Caminho dos Monges, um percurso pedestre com cerca de 41 quilómetros, durante o qual é visível o legado da ordem cisterciense no vale do Varosa.

"Podemos ter um conjunto de experiências ao longo do caminho, que não é para se fazer a correr, sem se apreciar", avançou o vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião.

Segundo o autarca, o Caminho dos Monges — que liga estes dois concelhos do distrito de Viseu e assenta nos pilares da cultura, do património, da natureza e da gastronomia —​ é "para se sentir" com calma.

"E, acima de tudo, para se fazer com a sensação de que estamos noutros tempos, a viver séculos atrás", considerou.

Representando um investimento de mais de 400 mil euros, a empreitada do Caminho dos Monges foi financiada em 65% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. O restante valor foi assegurado pelos municípios de Lamego e Tarouca.

Foto
Ponte de Ucanha, Tarouca Nelson Garrido

A partir de quinta-feira, "o percurso pedestre abre ao público para ser usufruído em todo o seu esplendor, com o objectivo de atrair e fixar os turistas no território e, simultaneamente, potenciar o desenvolvimento da economia local", sublinham as autarquias, em comunicado.

Este é o primeiro percurso pedestre de grande rota associado directamente a núcleos arquitectónicos da Ordem Monástica de Cister, situado nas regiões Vinhateiras do Távora-Varosa e do Douro.

Com 21,2 quilómetros no concelho de Tarouca e 19,8 quilómetros no concelho de Lamego, o Caminho dos Monges representa um projecto intermunicipal de ecoturismo cultural, que nasceu da união de esforços dos dois municípios.

Segundo o comunicado, "no total, estão presentes 27 pontos de interesse, só no que respeita a património edificado".

"No entanto, é também através da grande diversidade de fauna, flora, parques ribeirinhos e da possibilidade de degustação das melhores iguarias do território — como são exemplos os espumantes do vale do Varosa, de Tarouca e Lamego, os vinhos do Porto e os vinhos de mesa do Douro —​ que o Caminho dos Monges se torna um projecto tão enriquecedor", sublinhou.

Para os dias 16 e 23 de Abril estão a ser organizadas caminhadas no concelho de Tarouca e Lamego, respectivamente, que incluem almoço convívio e cuja inscrição é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar