Leão de Ouro do Festival de Veneza para Liliana Cavani e Tony Leung

Director do festival, Alberto Barbera, realça a “inconformidade” da autora de O Porteiro da Noite e o carisma de um actor cuja carreira decorreu na “expansão da circulação global do cinema”.

,Festival de Cinema de Pesadelo de Ravenna
Fotogaleria
Realizadora italiana Liliana Cavani nas filmagens de "A Pele" DR
Eröffnungsabend der 63. Berlinale
Hauptdarsteller Tony Leung zum Film "The Grandmaster" von Wong Kar Wai
Fotogaleria
Tony Leung em Veneza, 2013 Thore Siebrands/wikicommons images

A realizadora italiana Liliana Cavani e o actor de Hong Kong Tony Leung Chiu-wai vão receber Leões de Ouro pela carreira no próximo Festival de Cinema de Veneza, anunciou esta segunda-feira a organização do evento.

Em comunicado, o director do festival, Alberto Barbera, referiu-se a Cavani, nascida em 1933 e autora de filmes como O Porteiro da Noite ou A Pele, como "uma das mais emblemáticas protagonistas do Novo Cinema Italiano dos anos 1960, cujo trabalho percorreu mais de 60 anos da história do espectáculo".

"A sua mentalidade sempre foi de inconformidade, livre de preconceitos ideológicos e desligada de qualquer tipo de lavagem cerebral; é motivada pela procura constante pela verdade, escondida nos cantos mais remotos e misteriosos da alma humana", realçou Barbera.

Sobre Tony Leung Chiu-wai, nascido em 1962, o director do festival de Veneza disse tratar-se de "um intérprete carismático no decurso de uma carreira transnacional excepcional que evoluiu em paralelo com a expansão da circulação global do cinema".

"Os papéis de Tony Leung não apenas cobriram uma grande variedade de géneros, mas também juntaram televisão, cultura popular e cinema artístico em diferentes latitudes. A sua reputação está intimamente ligada à colaboração de longa data com autores premiados e aclamados, com auge na sua performance inesquecível em Disponível para Amar, de Wong Kar-wai, que lhe valeu o prémio de melhor actor no festival de Cannes", sublinhou Barbera.

Os prémios vão ser entregues durante o 80.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai acontecer entre 30 de Agosto e 9 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar