Governo surpreendido com menos 1400 milhões de euros no défice de 2022

António Costa rejeita que Governo não tenha feito despesa no ano passado e argumenta que “a contabilidade tem razões que a razão desconhece muitas vezes”.

Foto
António Costa, primeiro-ministro, terá um défice abaixo do previsto em 2022 Rui Gaudencio

O Governo mostrou-se esta quarta-feira surpreendido com a classificação que as autoridades estatísticas fizeram de medidas tomadas pelo executivo, no valor de 1400 milhões de euros, para aliviar os custos da energia. Segundo explicou o primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República, esta despesa terá de ser incluída nas contas de 2023, sendo uma das razões pelas quais o executivo se prepara para fechar as contas de 2022 com um défice melhor do que o previsto. Este resultado é determinante para acomodar as novas medidas de apoio que o Governo aprova na sexta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários