Caminhando pelo “Respeito!”

Quando dizemos que “a lutar também estamos a ensinar” é exatamente esse o sentido educativo de que as conquistas se alcançam conquistando que queremos proclamar.

A escola é um local de afetos, de amizades perenes, de sociabilização plena e multilateral. Partindo da intuição de Bernard Shaw quando diz que “a escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele”, a educação tem de ser pensada como ferramenta com alto potencial de construção da sociedade que preconizamos e a escola como instrumento socioformativo de promoção para a igualdade de oportunidades e inclusão das diversidades. É o garante da preservação de valores sociais, cívicos e culturais identitários de um povo, fiéis a uma memória e projetados num futuro evolutivo. É um espaço de mescla das diferenças onde se cruza a igualdade pela disparidade e a oportunidade pela felicidade. É um dos pilares do exercício da democracia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar