Ford Explorer chega eléctrico com estilo americano e genes europeus

Concebido e construído na Alemanha, o Explorer é a mais recente aposta da norte-americana Ford para conquistar uma fatia do mercado europeu dos eléctricos.

Foto
Ford Explorer 2024 DR

Um crossover de 4,46 metros, com cinco lugares, devidamente equipado de tecnologia e que, segundo a Ford, “combina a engenharia alemã (assenta na plataforma MEB do Grupo Volkswagen) com o estilo marcante americano”.

O novo Explorer é o segundo eléctrico da marca, depois do Mustang Mach-E, mas é anunciado como o primeiro, nascido com a missão de abrir caminho para a “reinvenção completa da marca Ford na Europa”, onde o emblema tem o objectivo de ter uma gama de veículos de passageiros 100% eléctrica até 2030, cinco anos antes do anunciado fim da comercialização de motores térmicos em carros novos.

Com linhas exteriores a privilegiarem o aspecto aerodinâmico, o Explorer distingue-se da gama térmica da Ford logo na frente, substituindo a tradicional grelha por um design que apelida de “escudo”.

Ford Explorer 2024 DR
Ford Explorer 2024 DR
Fotogaleria
Ford Explorer 2024 DR

No interior, o destaque vai para os bancos desportivos e para a selecção de materiais que pretendem criar a percepção de elevada qualidade, mas também para a aposta em tornar o ambiente digital, graças à inclusão do sistema Sync Move de segunda geração, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sem precisar de ligação por fio. O ecrã táctil, de 15 polegadas, inova ainda ao poder assumir diversas posições e ao servir também de tampa a um compartimento para arrumar objectos que não se queiram à vista.

O Explorer é anunciado com equipamento de conforto de forma a garantir um lugar entre as escolhas das famílias, sem que tenham sido descuradas as características que lhe permitem reclamar as preferências dos mais aventureiros, sendo disponibilizado com tracção traseira e integral.

Dependendo da versão de equipamento, o carro pode chegar com bancos dianteiros e volante aquecidos, programa de massagens para o banco do condutor e climatização que admite que condutor e passageiro usufruam de condições distintas de aquecimento/arrefecimento. No capítulo da comodidade, o acesso é feito sem chave e a mala, que pode acomodar até 470 litros, abre quando se move o pé sob o pára-choques traseiro.

Já os sistemas avançados de assistência ao condutor incluem, pela primeira vez num Ford na Europa, a mudança de faixa assistida e o Clear Exit Assist, que fornece avisos sobre ciclistas que se aproximam quando se começa a abrir uma porta, ambos de terceira geração.

Ford Explorer 2024 DR
Ford Explorer 2024 DR
Ford Explorer 2024 DR
Ford Explorer 2024 DR
Fotogaleria
Ford Explorer 2024 DR

No que diz respeito às capacidades de enfrentar os mais duros traçados, a Ford anunciou uma parceria com a viajante Lexie Alford, a americana que se notabilizou quando se tornou a pessoa mais jovem a viajar para todos os países soberanos e a mulher mais jovem a viajar para todos os países soberanos — tinha 21 anos e 177 dias quando visitou a 196.ª e última nação da sua lista. Alford, também conhecida por Lexie Limitless, irá conduzir mundo num Explorer eléctrico, inspirada pela primeira mulher a fazê-lo, Aloha Wanderwell, entre 1922 e 1927, ao volante de um Ford (na época, o Model T).

Em termos mecânicos, ainda não há especificações, mas a Ford adianta que o carregamento das baterias, cuja capacidade não foi revelada, será “rápido e fácil”, sendo possível recuperar energia de 10 para 80% em 25 minutos.

Disponível nas versões Explorer e Explorer Premium, a Ford disse que pretende propor o automóvel por um preço abaixo dos 45 mil euros, mas a tabela definitiva só será conhecida em Agosto, com o início das vendas (para já, estão abertas as pré-reservas). As primeiras unidades deverão começar a ser entregues no arranque de 2024.

Sugerir correcção
Comentar