Resgate do Credit Suisse acalma mercados, mas abre novo foco de risco nas obrigações

A liquidação total de obrigações do Credit Suisse, decidida pelo regulador suíço, pode vir a criar dificuldades de financiamento para a restante banca, portuguesa incluída.

Foto
O Credit Suisse foi vendido ao UBS por três mil milhões de francos suíços Reuters/DENIS BALIBOUSE

O primeiro dia após a solução encontrada pelas autoridades suíças para resgatar o Credit Suisse, vendido à UBS por pouco mais de três mil milhões de euros, terá sido o prelúdio das semanas que se avizinham, marcadas pela volatilidade nos mercados e pela incerteza quanto ao impacto que esta venda poderá vir a ter sobre o sector financeiro como um todo. Para já, o objectivo imediato dos reguladores parece ter sido alcançado e a operação serviu para introduzir algum alívio nos mercados, com um travão às quedas em bolsa. Mas a natureza desta operação pode vir a trazer más notícias para a banca, portuguesa incluída.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários