Portugal já conseguiu vacinar contra a gripe 75% das pessoas com mais de 65 anos

A actividade gripal epidémica está agora estável, assim como os casos de covid-19. A mortalidade geral está dentro dos níveis esperados para a época, refere a Direcção-Geral da Saúde.

Foto
75% das pessoas com 65 anos ou mais receberam a vacina contra o vírus da gripe Tiago Lopes

Portugal alcançou o valor de cobertura vacinal contra a gripe recomendado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC na sigla inglesa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 75% das pessoas com 65 anos ou mais.

As coberturas vacinais contra a covid-19 e contra a gripe "são elevadas", indica o mais recente relatório sobre a situação epidemiológica, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), sobre a semana de 6 a 12 de Março.

Segundo o documento sobre a resposta sazonal em saúde - vigilância e monitorização, há uma tendência estável da actividade gripal epidémica, com predominância do subtipo A(H3) (82,8%).

Quanto à notificação de casos de infecção por SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, manteve uma tendência estável, dominando a variante Ómicron BA.5.

A nível mundial, é ainda referido no documento, os novos casos e óbitos reportados diminuíram (-40% e -57%, respectivamente) em relação aos 28 dias anteriores.

O documento da DGS indica também que o número de consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde diminuiu face à semana anterior.

Na semana em questão, segundo o mesmo resumo, aumentaram os casos de urgência hospitalar por gripe e infecções respiratórias.

"Os episódios reportados por síndrome gripal ocorreram sobretudo em adultos e a proporção de episódios por síndrome gripal com destino ao internamento aumentou." Nas Unidades de Cuidados Intensivos a ocupação de camas dedicadas à covid-19 diminuiu e a proporção de casos com gripe aumentou. "Desde a semana 50 de 2022 que não era registada uma proporção tão elevada", lê-se no documento.

Em relação aos mais novos, a DGS refere que "0 número de internamentos em enfermaria por Vírus Sincicial Respiratório em crianças com menos de 2 anos de idade manteve-se estável".

A mortalidade geral esteve de acordo com o esperado ao nível nacional e a mortalidade específica por covid-19 apresentou "uma tendência estável, abaixo do limiar definido pelo ECDC", ainda de acordo com o documento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários