Marcelo renova grupo de reflexão de jovens com quem se reunia ao domingo

Activo desde 2018, o novo grupo passará a integrar elementos mais jovens e terá a primeira reunião em Maio ou Junho. O PÚBLICO falou com dois dos 40 membros que participaram nos encontros.

Foto
Presidente apadrinhou grupo de reflexão de 40 portugueses sem filiação partidária Daniel Rocha

Ao longo dos últimos quatro anos, o Presidente da República ouviu, de forma regular, um grupo informal de 40 pessoas entre os 30 e os 45 anos. As reuniões não serviam para falar sobre a “espuma dos dias”, nem o grupo representava exclusivamente as elites de Lisboa. A lógica era outra: ouvir a sociedade civil sobre as grandes tendências da globalização numa perspectiva virada para o futuro. Ao fim de 20 encontros, o grupo vai ser totalmente renovado, integrará elementos mais jovens, e terá uma nova coordenação na Presidência da República.

Criado em 2018 a partir da sociedade civil, o Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal era formado por pessoas ligadas ao mundo artístico, ao desporto, à indústria do vinho, da cortiça e dos têxteis, à arquitectura, à medicina, preferencialmente sem vínculos partidários, com residência em vários pontos do país e no estrangeiro. Não é remunerado e não tem existência na lei como outros órgãos de consulta do Presidente.

Lara Seixo Rodrigues, 44 anos, curadora e programadora cultural, é um exemplo de representação do interior do país. “O que eu me propus, sendo do interior, cresci na Covilhã, foi levar ao Presidente muito do que se passa – não só ao nível da cultura – fora dos centros. As suas dificuldades e o seu potencial”, afirmou ao PÚBLICO, considerando que o fórum acabou por lhe levar “muita informação que não lhe chegava” de outra forma, “apesar de o Presidente ser muito atento”.

Nas reuniões, que se realizaram no Palácio de Belém e noutros locais em Lisboa, aos domingos, Marcelo ouvia e intervinha no fim dos encontros que podiam durar entre três e cinco horas. “Impressionou-me a disponibilidade do Presidente para nos ouvir”, afirma João Rui Ferreira, 45 anos, presidente da Filcork (associação interprofissional do sector da cortiça), assumindo com satisfação ter visto “algumas ideias a serem adoptadas” no discurso e na agenda do chefe de Estado, nomeadamente nas questões da sustentabilidade, da doença mental e da competitividade.

Com este modelo e composição, o exercício esgota-se com o actual Presidente da República. Seria útil replicar o formato para outros decisores políticos? “Era essencial. Trabalho com muitos políticos autarcas – os agentes políticos ficam muito fechados na centralidade e conhecimento restrito que os assessores lhe trazem”, observa Lara Seixo Rodrigues, sustentando que o grupo permite dar “uma visão mais alargada” sobre o país e não só porque “havia pessoas a viver no estrangeiro que traziam outro tipo de vivências”.

João Rui Ferreira espera que a iniciativa possa “fazer escola”, tendo em conta a multiculturalidade do fórum: “Ser líder é sempre um cargo de alguma solidão.”

Exercício “útil” a decisores

Nascido pela mão de Bernardo Pires de Lima, consultor político do Presidente da República, e apadrinhado por Marcelo, o grupo de reflexão terá a próxima reunião já em Maio ou Junho com uma composição mais jovem – entre os 22 e os 30 anos – com novos temas e com a coordenação de Rita Saias, assessora da casa civil para a Juventude.

Em jeito de balanço, Bernardo Pires de Lima mostra-se satisfeito com a forma como o grupo se manteve activo ao longo dos quatro anos. “Mostrou que é possível mobilizar pessoas sem recompensa financeira ou de lugares”, afirma ao PÚBLICO. E salienta a mais-valia da iniciativa: “É um exercício de relação com a sociedade civil que é útil a decisores.”

A um ritmo entre duas a quatro reuniões por ano, os temas do brainstorming, escolhidos por Pires de Lima em articulação com o Presidente, acabaram por ser influenciados pela pandemia de covid-19. Impôs-se, por exemplo, o debate sobre a saúde mental, mas também o da recuperação do país após a crise de saúde pública e económica.

O último encontro desta composição do grupo, em Outubro do ano passado, foi dedicado aos “grandes investimentos para a década: do PRR ao PT2030”, e teve a participação da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Já a anterior, em Junho de 2022, sobre “a cultura como motor da economia portuguesa” contou com o ministro da tutela, Pedro Adão Silva.

Ao manter este canal aberto com o chefe de Estado, Lara Seixo Rodrigues diz perceber melhor as balizas da actuação do Presidente: “É bastante limitado nas suas funções. Mas pedia que não desistíssemos.” Já João Rui Ferreira admite que a sua participação o motivou a “dar outros contributos ao país” por via da política: “Foi inspirador.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários