UE aprova 9 milhões de euros para o Exército da Macedónia do Norte

A verba destina-se a reforçar batalhões de infantaria ligeira. O país, candidato à União Europeia, já participa em missões europeias.

Foto
Josep Borell diz que a verba mostra o empenho da União Europeia na região dos Balcãs JULIEN WARNAND/EPA

Os Estados-Membros da União Europeia adoptaram esta quinta-feira um pacote de ajuda de nove milhões de euros para o Exército da Macedónia do Norte, no âmbito dos esforços para reforçar a segurança na região dos Balcãs.

A verba destina-se a reforçar batalhões de infantaria ligeira com equipamento logístico, médico, de comunicação, informação, formação e capacidade de resposta a ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

Com este pacote, canalizado através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, através do qual a UE tem fornecido armas à Ucrânia, Bruxelas procura reforçar a força militar de um país candidato que já participa em missões europeias.

A verba mostra claramente o forte empenho da UE na segurança e estabilidade na região, disse o alto representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell, sublinhando que a assistência se baseia no trabalho comum de segurança e defesa com futuros Estados-membros nos Balcãs.

Borrell foi à Albânia e à Macedónia do Norte para participar nos respectivos Conselhos de Estabilização e Associação, que pela primeira vez tiveram lugar nas capitais dos referidos países. E também para se encontrar com os líderes da Sérvia e do Kosovo e patrocinar a concretização de um acordo entre os dois que leve a uma normalização das relações, marcadas recentemente por períodos de tensão na que ficou conhecida como “a guerra das matrículas”.

Sugerir correcção
Comentar