Listas com alegados abusadores seguem para congregações religiosas até final de Abril

Depois das dioceses, as listas com nomes de clérigos acusados de abuso sexual seguem “em finais de Abril” para os 127 institutos religiosos. Salesianos somam 18 vítimas de abusos.

Foto
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas Adriano Miranda (arquivo)

Depois dos cerca de 100 nomes de alegados padres abusadores remetidos às dioceses, será a vez de as congregações e institutos religiosos receberem das mãos da equipa coordenada por Pedro Strecht as listas contendo os nomes dos religiosos que foram igualmente acusados de abuso sexual de crianças. Até “finais de Abril”, segundo a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), as novas listas serão entregues à Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), que congrega um total de 127 institutos religiosos femininos e masculinos, dos franciscanos aos jesuítas, passando pelos dehonianos, pelos salesianos e pela Opus Dei, entre outros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários