Reguladores avaliam estragos do SVB e estudam novo fundo de garantia de depósitos

A dimensão do impacto da falência do Silicon Valley Bank é, para já, desconhecida. Governos e reguladores trabalham em soluções para proteger os depositantes e evitar o contágio do restante sector.

Foto
O Silicon Valley Bank foi encerrado pelas autoridades norte-americanas depois de uma fuga de depósitos Reuters/NATHAN FRANDINO

Dois dias após o encerramento do Silicon Valley Bank (SVB), os reguladores estão a avaliar o impacto que a maior falência bancária nos Estados Unidos da América (EUA) desde 2008 poderá ter e preparam respostas em várias frentes. O executivo norte-americano garante que vai apoiar os depositantes do SVB, embora descarte um resgate do banco, enquanto a Reserva Federal dos EUA e o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, o fundo de garantia de depósitos norte-americano) admitem criar um fundo especial de garantia de depósitos para proteger os clientes de outros bancos que possam vir a ser afectados por esta falência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários