Macron quer sistema “plurianual” de pagamentos de Londres para lidar com travessias no Canal

Governo britânico tinha prometido mais verbas para o patrulhamento da costa francesa, mas Paris quer definir os termos do novo enquadramento a longo prazo. Sunak visita Macron na sexta-feira.

Foto
Emmanuel Macron (Presidente francês) vai receber Rishi Sunak (primeiro-ministro britânico) para uma cimeira de relançamento das relações bilaterais pós-"Brexit" Reuters/POOL

Depois de ter revelado na terça-feira os contornos de uma polémica proposta de lei migratória para lidar com o número elevado de travessias do canal da Mancha que, segundo o próprio Governo britânico, o levou a “empurrar as fronteiras do direito internacional”, o primeiro-ministro, Rishi Sunak, desloca-se na sexta-feira a Paris, para discutir com o Presidente francês, Emmanuel Macron, a legislação em si e os seus planos para a implementar, entre outros temas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar