Príncipe Archie e princesa Lilibet: filhos do príncipe Harry têm novos títulos

O anúncio foi feito a propósito do baptizado de Lilibet Diana, a 3 de Março, informou um porta-voz dos duques de Sussex. O Palácio de Buckingham confirmou.

Foto
A fotografia partilhada quando Harry e Meghan anunciaram a gravidez de Lilibet Reuters/Missan Hariman

Os filhos do príncipe Harry e de Meghan Markle vão passar a ser conhecidos por príncipe e princesa. A novidade foi avançada pelo casal quando anunciou o baptismo da menina de 1 ano, referindo-se a Lilibet como princesa. Os títulos de Archie e Lilibet ainda não tinham sido oficialmente confirmados, desde que Carlos III subiu ao trono.

De acordo com os regulamentos da monarquia britânica, os netos de um monarca tornam-se automaticamente príncipes quando o avô sobe ao tono. E foi isso que se noticiou em Setembro passado, quando Carlos foi proclamado rei, na sequência da morte de Isabel II: Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1, seriam elegíveis para o título.

Mas desconhecia-se, até esta quarta-feira, se as crianças tinham adoptado o título e se os pais, Harry e Meghan, queriam que os filhos fossem conhecidos por príncipe e princesa — a duquesa de Sussex tinha dito na entrevista a Oprah que o Palácio de Buckingham se tinha recusado a atribuir o título aquando do nascimento de Archie, em Maio de 2019.

“Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi baptizada na sexta-feira, 3 de Março, pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor”, informou um porta-voz dos duques. Depois do anúncio, o Palácio de Buckingham confirmou que, em breve, irá actualizar o site da família real, incluindo os títulos de príncipes para os dois. Por agora, na linha de sucessão, referem-se apenas a "master Archie Mountbatten-Windsor" e "miss Lilibet Mountbatten-Windsor".

Foto
Harry, Meghan, Archie e Lilibet DR

A atribuição de quem recebe o título de príncipe foi sofrendo alterações ao longo da história britânica. Em 1917, o rei Jorge V — avô de Isabel II — impôs um limite ao número de príncipes, dada a quantidade de descendentes da rainha Vitória (teve nove filhos). O decreto impunha que apenas os netos do monarca fossem considerados príncipes ou princesas.

A rainha Isabel II não concordava com o decreto de 1917 e emitiu várias alterações ao longo das décadas. Em 2012, a monarca definiu que todos os filhos do príncipe William e de Kate Middleton recebessem o título de príncipe e princesa — depois de George, o mais velho e agora segundo na linha de sucessão ao trono, nasceram Charlotte e Louis.

A novidade quanto aos títulos de Archie e Lilibet surge numa altura em que a relação de Harry com o pai, o rei Carlos, está conturbada, fruto da publicação de Na Sombra, o livro de memórias onde lançou farpas tanto ao soberano, como ao herdeiro William.

No início desta semana, soube-se que o duque de Sussex foi convidado para a coroação de Carlos III e da rainha consorte, Camila, agendada para 6 de Maio, na Abadia de Westminster, em Londres. Desconhece-se a decisão de Harry, mas sabe-se que, caso aceite o convite, não poderá ficar em Frogmore Cottage, nos terrenos de Windsor, depois de o monarca ter retirado a antiga residência aos Sussex.

Sugerir correcção
Comentar