Bispo e reitor desmentem cardeal-patriarca sobre suspensão de padres abusadores

D. Manuel Clemente alegou que só a Santa Sé pode suspender um padre suspeito, mas o bispo auxiliar de Braga e o reitor do seminário de Coimbra garantem que bispos podem e devem fazê-lo.

Foto
As declarações do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente (ao centro), foram rebatidas a partir do interior da Igreja Rui Gaudêncio (arquivo)

Não bastavam as ondas de choque por causa do protelamento da sua reacção aos crimes de abuso sexual, a Igreja Católica parece incapaz de falar a uma só voz quanto às medidas a adoptar face aos clérigos que abusaram sexualmente de crianças ou estão acusados de o terem feito. Depois de o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, ter sustentado, no domingo, que os padres suspeitos só podem ser suspensos preventivamente por determinação da Santa Sé, o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e o reitor do seminário maior de Coimbra, o padre Nuno Santos, garantem que os bispos não só têm esse poder nas mãos, como são aconselhados a usá-lo no próprio manual de instruções que o Vaticano divulgou em 2020 para ajudar os bispos e os superiores de institutos religiosos a lidar com este problema.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 30 comentários