Novo transplante de útero de mãe para filha. Em Portugal, esta cirurgia não é ainda opção

Desde a primeira experiência, em 2000, estima-se que tenham sido feitos mais de 80 transplantes uterinos no mundo. Ainda assim, não há projectos para trazer este tratamento para Portugal.

Foto
A infertilidade devido a problemas uterinos afecta 3% a 5% das mulheres em todo o mundo Pixabay

Na primeira gravidez, a australiana Kirsty Bryant perdeu o útero numa operação de histerectomia que lhe salvou a vida depois do nascimento de Violet, em 2021. Mas Kirsty Bryant queria mais um filho e decidiu recorrer à mãe. “Olá, mãe. O que achas de fazeres uma histerectomia e dar-me o teu útero”, terá dito Kirsty à mãe Michelle Hayton, conforme conta à televisão australiana Channel Nine. A resposta terá sido imediata e, a 10 de Janeiro deste ano, a operação avançou. “Vou, possivelmente, carregar um bebé no mesmo útero em que eu cresci…”, diz Kirsty Bryant na entrevista ao canal australiano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar