Beatriz Gomes Dias disse que era bom os portugueses virem a ser uma minoria?

Um militante do Chega publicou uma imagem de uma suposta notícia do PÚBLICO com uma declaração aleagadamente proferida pela vereadora bloquista Beatriz Gomes Dias.

Foto
Beatriz Gomes Dias é vereadora do Bloco de Esquerda em Lisboa Nuno Ferreira Santos

A frase

"Os portugueses virem a ser minoria no futuro é bom, vão finalmente entender o que nós pessoas racializadas sentimos."

Frase atribuída por um militante do Chega a Beatriz Gomes Dias, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa pelo Bloco de Esquerda

O contexto

Circula nas redes sociais uma imagem manipulada de uma notícia supostamente publicada a 3 de Março, sexta-feira, pelo PÚBLICO e escrita pela jornalista Liliana Borges, com uma declaração de Beatriz Gomes Dias, vereadora do Bloco de Esquerda na autarquia de Lisboa, no título, que diz: "Os portugueses virem a ser minoria no futuro é bom, vão finalmente entender o que nós pessoas racializadas sentimos, afirma Beatriz Dias".

Na entrada da notícia lê-se: "A vereadora do Bloco de Esquerda voltou a fazer declarações polémicas quanto ao seu apoio às políticas de substituição populacional, das quais tem sido uma apoiante fervorosa."

A publicação da imagem foi feita esta segunda-feira no Twitter por Gonçalo Sousa, militante do Chega, que foi candidato a vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras em 2021 pelo partido. O também youtuber, que se identifica nas redes sociais como "macho tóxico" e "liberalmente conservador", acrescenta na descrição: "Se a Beatriz Dias quer tanto viver num país onde os portugueses são minoria, pode sempre ir embora de Portugal. O Zimbabué está à tua espera."

Os factos

A imagem surge depois de na sexta-feira a jornalista Ana Sá Lopes ter entrevistado Beatriz Gomes Dias no Interesse Público sobre os brasões da Praça do Império. A entrevista não só tem outro título – “Era fundamental que a Praça do Império mudasse de nome” –como a declaração veiculada na imagem não consta nas respostas dadas pela vereadora.

Existe uma outra entrevista do PÚBLICO a Beatriz Gomes Dias publicada a 20 de Março de 2021, essa sim, feita por Liliana Borges e o jornalista João Pedro Pincha, no âmbito das eleições autárquicas desse ano, mas o título também é outro – "Aliança de esquerda contra Moedas? 'Precisamos de ver a evolução das sondagens'" – e a frase em causa não foi proferida.

Em suma

É falso que Beatriz Gomes Dias tenha dito que "os portugueses virem a ser uma minoria no futuro é bom" em entrevista ao PÚBLICO. Trata-se de uma imagem manipulada.

Notícia actualizada com clarificação acerca do autor da frase, passando a constar que a afirmação foi atribuída por um militante do Chega a Beatriz Gomes Dias, acrescentando-se ainda tratar-se de uma "imagem manipulada"

Sugerir correcção
Ler 11 comentários