Empresas de água, luz ou gás vão comunicar casas vazias aos municípios todos os anos

Na mesma altura em que cria um regime de arrendamento forçado de casas devolutas, o Governo vai exigir que as empresas de água, luz ou gás comuniquem aos municípios uma lista das casas vazias.

Foto
O universo de casas devolutas em Portugal é incerto Daniel Rocha

As empresas prestadoras de serviços essenciais (água, gás, electricidade e telecomunicações) vão estar obrigadas a comunicar aos municípios, anualmente, uma lista actualizada das casas onde não são detectados consumos e que, portanto, são consideradas como estando desocupadas. A regra, que vai facilitar a identificação do parque habitacional devoluto, vai ser implementada na mesma altura em que o Governo avança com um novo regime de arrendamento forçado, através do qual poderá obrigar os proprietários de casas devolutas a darem uso a estes imóveis.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários