Ucrânia: milícia russa anuncia controlo de estação de comboio a norte de Bakhmut

Comunicado diz que bairro está sob controlo de mercenários do grupo Wagner.

Foto
Ucrânia admitiu situação difícil em Bakhmut Reuters/STRINGER

Combatentes do Grupo Wagner reivindicaram este domingo o controlo da estação ferroviária de Stupki, a norte de Bakhmut, o palco dos combates no leste da Ucrânia.

“O assalto e a limpeza da estação de Stupki, no subúrbio de Artyomovsk [nomenclatura russa para Bakhmut] foram concluídos. O bairro está sob controlo total dos combatentes do Wagner”, refere um comunicado da milícia da autoproclamada república popular de Donetsk publicado no sistema de mensagens Telegram e citado pela agência noticiosa Efe.

A conclusão da operação em Stupki, considerada fundamental para aceder a Bakhmut, foi anunciada pelo líder de Donetsk, o líder pró-russo Denis Pushilin, na semana passada.

“Agora, eles [Wagner] libertaram o bairro Stupki. Se tivermos em conta que há combates por cada casa, este é um sucesso importante na fase actual”, afirmou Pushilin à televisão estatal russa.

O porta-voz do Comando Oriental das Forças Armadas ucranianas, Sergei Cherevaty, disse, no sábado, que a situação em Bakhmut é difícil, mas que a região continua sob controlo, tendo acrescentado que as forças ucranianas vão reconstruir as suas defesas para resistir à pressão russa.

A cidade de Bakhmut, que se chamou Artemivsk ou Artyomovsk entre 1924 e 2016, fica situada no leste da Ucrânia junto ao rio Bakhmutka.

Trata-se de um ponto estratégico porque está unida por estrada com as duas maiores cidades de Donetsk: Kramatorsk e Sloviansk e que se encontram sob o controlo de Kiev.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários