Feira da Foda reergue-se das cinzas, quatro anos depois

Agora é que é: a célebre feira gastronómica volta a Pias, Monção. Realizada pela última vez em 2019, está confirmada para Março após a pandemia deitar por terra três edições.

Foto
Finalmente, "Aí vai a Foda", como se lê no avental da cozinheira especialista no cordeiro CONFRARIA DA FODA PIAS - MONÇÃO

"Nome ousado." "Sabor autêntico." "A feira mais saborosa de Portugal." São alguns dos termos usados por Pias e Monção, no distrito de Viana do Castelo, para enaltecer a sua já célebre Feira da Foda, um dos primeiros certames a ser cancelado, em Março de 2020, por causa da pandemia.

A cada ano, a organização tentou realizar a feira e, a cada ano, voltou a ser cancelada. Por fim, quatro anos depois, a festa está marcada para os dias 17, 18 e 19 de Março (uma sexta a domingo).

Apesar do nome malandro, esta bem-disposta Feira da Foda, na verdade, é dedicada ao cordeiro assado à moda da terra. Há que admitir porém, que o nome por que se tornou conhecido o prato, se tornou uma das melhores manobras de marketing para o evento, oferecendo-lhe de mão beijada um reconhecimento imenso por todo o país e inerente popularidade.

Foto
A imagem da nova edição da Feira da Foda CM Monção

"Quando começámos, do Porto para baixo, ninguém sabia o que era a Foda, e as pessoas ora se riam ora se admiravam, agora já toda a gente sabe o que é”, dizia à Fugas Agostinho Correia, da Confraria da Foda e, então, da junta de freguesia de Pias, agora vereador da câmara de Monção.

A feira tem um programa em redor de dar a provar o “prato típico”, sendo que este consiste no “cordeiro à moda de Monção, em alguidar de barro, levado ao forno de lenha”, bem acompanhado por outra riqueza da região, o “Alvarinho, tinto e espumante”. O resto da agenda inclui as “tasquinhas, produtores de rês, máquinas agrícolas, feirantes, artesanato regional, música popular e arraial minhoto”.

Nesta edição da feira, marcada, naturalmente, pelo regresso em grande e à Pias, serão 90 expositores e para as degustações do cordeiro contabilizam-se mais de 120 mesas.

Estreada em 2017, esta será 4.ª edição da Feira da Foda, na qual há ainda "demonstração de tosquias e muita animação popular", seja com grupos de bombos, pandeireiros, tocadores de concertina, charangas, ranchos folclóricos ou mesmo DJ. Os "padrinhos da Confraria da Foda", os Sons do Minho, fecharão a festa no domingo, a partir das 18h30.

Foto
Cordeiro à Moda de Monção CONFRARIA DA FODA PIAS - MONÇÃO
Foto
Eis a Foda: o Cordeiro à Moda de Monção CONFRARIA DA FODA PIAS - MONÇÃO

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Pias, Confraria da Foda e apoiada pela Câmara Municipal de Monção.

De salientar que o Cordeiro à Moda de Monção – portanto, a Foda – é umas 7 Maravilhas (no caso, uma das 7 Maravilhas à Mesa, tendo a distinção sido conquistada em 2018).

Foto
Cordeiro à moda de Monção CONFRARIA DA FODA PIAS - MONÇÃO
Sugerir correcção
Ler 3 comentários