O que ficou das regras da pandemia: máscaras, teletrabalho e pouco mais

Ainda é obrigatório usar máscara em algumas circunstâncias, como em unidades de saúde ou em lares de idosos. O teletrabalho, que já era previsto na lei, veio para ficar.

Foto
Os funcionários dos lares para idosos ainda são obrigados a trabalhar de máscara Paulo Pimenta

Há três anos, a 2 de Março, eram confirmados os dois primeiros casos de covid-19 no país: dois homens que tinham estado no estrangeiro e estavam internados em hospitais do Porto. Ninguém imaginava então as mudanças por que todos teríamos de passar, com as regras do estado de emergência ou da situação de alerta, sucessivamente renovadas, a pararem o país e a isolarem as pessoas. Três anos depois, já quase não há sinais desses tempos recentes, mas também há resquícios que persistem, com prazo indeterminado. Alguns podem aguardar apenas que seja decretado o fim da pandemia, outros têm um futuro mais incerto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários