O cão Aleks foi resgatado dos escombros da Turquia três semanas depois do sismo

O husky esteve encurralado 22 dias, em Antáquia, mas não apresenta ferimentos.

Foto
O cão Aleks esteve encurralado 22 dias nos escombros da Turquia. ATV/Twitter

Ao fim de três semanas de operações de resgate, as equipas de salvamento encontraram um cão encurralado nos escombros de um edifício em Antáquia, depois de o dono ter dado o alerta. Segundo a descrição do vídeo do resgate, Murat Arici ouviu o animal ladrar três semanas depois de o sismo ter abalado o país.

A equipa encontrou Aleks, um husky siberiano, e entregou-o à associação turca de protecção animal Haytap para que recebesse os cuidados necessários. Apesar de ter estado preso 22 dias, o animal parece estar bem e, aparentemente, não apresenta ferimentos.

"Todos os seres vivos são importantes para nós, seres humanos ou animais", declarou um morador à agência turca DHA, citado pela estação de televisão norte-americana CBS. Segundo a mesma fonte, pássaros, coelhos ou vacas foram outras das espécies resgatadas dos escombros nesta cidade depois de donos e vizinhos terem pedido ajuda.

Nas últimas semanas, as equipas de salvamento têm resgatado vários animais encurralados noutras zonas da Turquia. A equipa portuguesa da Força Operacional Conjunta salvou o cão Tarçin quando a cadela que ajudava nas buscas ladrou e o animal respondeu de volta. Um bombeiro turco também resgatou um gato que acabou por adoptar.

A 6 de Fevereiro, dois sismos de magnitudes 7.5 e 7.8 na escala de Richter abalaram a Turquia e a Síria. Duas semanas depois do terramoto, as autoridades do país anunciaram que iriam suspender os trabalhos de resgate à excepção de Kahramanmaras e Hatay, as duas províncias mais afectadas, e o subsecretário-geral para assuntos humanitários da ONU, Martin Griffiths, declarou que os salvamentos estavam “a chegar ao fim”. Foram confirmadas mais de 50 mil mortes.

Sugerir correcção
Comentar