Feira da Alheira regressa com mais área dedicada ao ex-líbris de Mirandela

A Feira da Alheira regressa a Mirandela, no fim-de-semana de 10 a 12 de Março, com mais espaço para as vendas e actividades em torno do mais emblemático enchido do concelho transmontano.

Foto
Depois da pandemia, Feira da Alheira regressa às ruas de Mirandela Lara Jacinto / PUBLICO (arquivo)

Há mais de duas décadas que o evento serve de montra ao peso económico deste produto e, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, a 23.ª edição regressa ao modo presencial e alarga-se a mais zonas da cidade ribeirinha do Tua.

A câmara municipal, que organiza o evento com a Associação Comercial e Industrial local, fez saber, em comunicado, que a novidade desta edição é “a expansão da área da feira” para a zona pedonal da Rua da República e dos jardins do mercado municipal, além do habitual Parque do Império, junto ao rio. É aqui que vai manter-se o centro da festa, concentrando a zona comercial, a restauração e os espectáculos. A zona pedonal da Rua da República passa a acolher a área do artesanato, enquanto os jardins do mercado municipal serão palco de uma Feira à Moda Antiga, com tabernas e animação.

Além dos mais de 100 expositores aguardados no evento, que associa gastronomia, comércio e entretenimento, haverá “degustação de iguarias, prova de vinhos, sessões de showcooking e o já habitual cartaz musical”.

A alheira é o produto mais representativo de Mirandela e dos que tem maior peso económico, sendo que o "conjunto global de fábricas, cozinhas regionais, restauração, lojas de fumeiro" representa uma facturação anual de cerca de 30 milhões de euros. À Alheira de Mirandela (IGP, Indicação Geográfica Protegida), com uma produção média de 6,5 toneladas por ano, cabe um importante papel, incluindo simbólico, mas "a produção de alheiras 'não IGP' é imensamente superior", salienta a autarquia de Mirandela (o valor total em toneladas de alheiras produzidas por ano não foi ainda confirmado).

O enchido, com selo da Indicação Geográfica Protegida (IGP) foi eleito uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal, é comercializado durante todo o ano, mas tem um dos pontos altos na Feira da Alheira, em Março.

“Considerado o ex-líbris da cidade transmontana, a Alheira de Mirandela, produzida à base de ingredientes como as carnes de porco e de aves, azeite e pão de trigo, é o principal centro das atenções desta feira que é já uma referência a nível nacional e internacional”, refere a autarquia.

A Feira da Alheira de Mirandela é apresentada como “um dos maiores eventos da região”, salientando a organização que, “com mais de duas décadas de história, esta celebração anual atrai público de todos os pontos do país, e da vizinha Espanha”. São esperados “milhares de visitantes”.


Correcção: foi corrigida a informação de que Mirandela produz "6,5 toneladas de alheira" e que esta produção representaria um movimento anual de 30 milhões de euros; este valor refere-se a um conjunto de produtos e serviços em que a alheira é um elemento. Valor de 6,5 toneladas, na verdade, refere-se isso sim, apenas à produção de Alheira de Mirandela IGP; o valor total de produção de alheira (IGP e não IGP) é "imensamente superior", embora não tenha sido adiantado.

Sugerir correcção
Comentar