Celorico de Basto: fartos dos buracos na estrada, moradores plantam camélias em cada um deles

Três pessoas decidiram plantar uma camélia em cada buraco de uma estrada na freguesia de Agilde, numa última tentativa para chamar a atenção dos serviços da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Foto
Moradores plantaram camélias nos buracos da estrada numa freguesia de Celorico de Basto. Pedro Queirós

Farto dos buracos na estrada dos quais a esposa se tem de desviar de carro todos os dias, Pedro Queirós decidiu, esta segunda-feira, chamar a atenção da Câmara Municipal de Celorico de Basto para o mau estado da via de uma forma peculiar: plantando camélias em cada um deles.

O barbeiro de 33 anos, que foi candidato à junta de Agilde em 2021, já tinha alertado a câmara para o estado degradado da estrada e levantou o problema na assembleia de freguesia, onde é membro pelo PS. No entanto, não obteve resposta, nem viu o problema resolvido: “Eu já tinha publicado nas redes sociais sobre os buracos na estrada. Tirei fotos, identifiquei o presidente da câmara e tudo. Mas passaram semanas e nada fizeram.”

Os buracos no pavimento, segundo Pedro Queirós, já provocaram pneus furados e um acidente, garante.

A decisão de plantar camélias, que surgiu em “conversas de café”, acabou por ser levada a cabo pelo barbeiro e dois amigos por volta da hora de almoço desta segunda-feira. Sendo a cidade de Celorico de Basto considerada a “Capital das Camélias”, a escolha da flor para sinalizar os buracos não se deveu ao acaso. Numa publicação no Facebook, Pedro Queirós ironizou: “Alguns cidadãos de Agilde deram a ideia de plantar camélias nos buracos. Como somos a capital das camélias da Europa, se fizermos isto em todos os buracos talvez consigamos ser a capital das camélias do mundo.”

Foto
Pedro Queirós, barbeiro de 33 anos, foi um dos responsáveis por plantar camélias nos buracos da estrada DR

As pequenas árvores em flor acabaram por ser derrubadas, um dia depois, por veículos que passaram na estrada. No entanto, Pedro Queirós afirma que a câmara municipal ainda não tratou de resolver o problema: “Pensava que iam para lá hoje, mas ainda não apareceram.” Numa publicação no Facebook, o barbeiro assegurou que caso a câmara não tome uma acção, será ele mesmo a tapar os buracos, escreveu. “Prefiro gastar dez euros em cimento do que gastar 100 euros em pneus ou jantes”, pode ler-se na publicação.

O PÚBLICO tentou contactar a Câmara Municipal de Celorico de Basto, mas não obteve resposta em tempo útil.

Segundo a Automóvel Club de Portugal (ACP), quando os buracos na via pública não estão devidamente sinalizados, e mediante provas de estragos na viatura, é possível "pedir à entidade responsável pela manutenção da estrada que pague os gastos da reparação".

No Reino Unido, o Wanksy desenha pénis à volta dos buracos

Enquanto em Portugal se plantaram árvores, no Reino Unido um trabalhador da construção civil apelidado de Wanksy — junção das palavras Banksy”, do famoso artista anónimo, e “wank”, de masturbar optou por desenhar pénis à volta dos buracos na estrada.

Apesar do método pouco ortodoxo, a estratégia surtiu efeito. Nas redes sociais, Wanksy publicou uma fotografia de dois buracos tapados, no local onde desenhou um pénis: “Estavam lá há oito meses, pelo menos. Um bocado de arte e foram tapados em 48 horas.”

Ao Bloomberg, Wanksy explicou o porquê de ter optado por desenhar pénis na via pública: “Queria alguma coisa que atraísse a atenção para os buracos e nada é melhor do que um pénis gigante e cómico. Também são fáceis de desenhar.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários