Ficar com a chave da casa? Nem pensar

Em comparação com outros países, incluindo muitos de matriz liberal, o Estado português possui pouca habitação social e acessível, e gasta pouco nos apoios às famílias em temas de habitação.

“Não começámos pelo telhado” – afirmava há dias o senhor primeiro-ministro em artigo de opinião publicado neste jornal. Nesse artigo, alegava-se que a habitação sempre fora prioridade do seu Governo e que o próprio António Costa havia proposto, logo em 2014, antes ainda de ter formado Governo, uma Nova Geração de Políticas da Habitação. Infelizmente, constatara-se que a realidade no terreno era adversa, “após década e meia em que as políticas públicas se limitaram à fé na liberalização dos arrendamentos e nas baixas taxas de juro” (!), e o caminho revelara-se mais difícil do que antecipado. Mas graças ao (seu) “trabalho de formiga”, garantia o primeiro-ministro, “iremos alcançar resultados no médio/longo prazo”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 40 comentários