Frédéric Neyrat: “A nossa voz está colonizada por algoritmos”

Para responder à crise climática, temos de resolver primeiro a crise comunicacional. O filósofo francês Frédéric Neyrat veio a Lisboa alertar-nos que o conspiracionismo é um sintoma de um mal maior.

Foto
#MVR Matilde Fieschi - Frédéric Neyrat, Filósofo francês que vem falar sobre a impossibilidade da comunicação na era das redes sociais - 16 de Fevereiro de 2023. MATILDE FIESCHI

Hermes está doente. À crise climática soma-se uma crise comunicacional que impossibilita os consensos necessários a uma mobilização global. A comunicação máquina-máquina supera já o diálogo humano e molda-nos não só a linguagem como o pensamento. É urgente parar, procurar o silêncio e a distância que nos permitem imaginar alternativas, utopias. Repensar não só as plataformas de comunicação como todo um modelo de organização da sociedade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários