O “jogo duplo” da Turquia, onde tanto os críticos de Putin como os oligarcas são bem-vindos

Inquestionável vencedor da guerra da Ucrânia, Erdogan tem conseguido beneficiar da sua proximidade a Moscovo sem hipotecar as alianças a Ocidente, onde viu aumentar a sua relevância. Até quando?

Foto
Blinken e Erdogan esta semana, em Ancara Reuters

Como muitos ucranianos, Valeria Harmash, de 28 anos, fez de Istambul um abrigo enquanto espera o fim da guerra no seu país e na sua cidade, Kharkiv. O conflito nunca está longe, e não é só por ter deixado família para trás – em Novembro, tinha o irmão e um tio a combater na linha da frente. Nas ruas, restaurantes e lojas da metrópole turca, a jovem ucraniana tem encontrado um número crescente de russos. “É muito difícil porque eles começaram a guerra e depois fugiram da Rússia e aproveitam a vida em lugares como a Turquia. É muito doloroso vê-los na Zara, no Starbucks e na Mango, como se não quisessem saber”, disse à Al-Jazeera.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários