Opinião pública e Ucrânia

A Europa deve compreender que, fora da aliança ocidental, os intervenientes globais estão a preparar-se para um mundo multipolar. Uma nova forma de multilateralismo pragmático será necessária.

Na véspera do sombrio aniversário da invasão russa da Ucrânia, e enquanto saímos do primeiro inverno sem uma dependência excessiva de energia controlada pela Rússia, os europeus têm motivos para se sentirem satisfeitos com a frente unida que têm apresentado nestes últimos 12 meses. Um inquérito recente do European Council on Foreign Relations (ECFR), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, analisa as tendências da opinião pública sobre o conflito na Ucrânia, através de um inquérito a dez países europeus, bem como à China, Índia, Turquia, Rússia e EUA. O estudo sublinha a robustez do apoio da opinião pública à resposta à Rússia, liderada pelo Ocidente – apesar do debate contínuo, e frequentemente intenso, que ainda decorre a nível governamental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários