Câmara do Porto prometeu mais 35 quilómetros de ciclovia. Bloco quer saber onde estão

Em 2020, a autarquia anunciou um aumento da rede ciclável da cidade. Quase três anos depois, Bloco questiona Rui Moreira sobre planos não concretizados.

Foto
Foi junto ao mercado do Bom Sucesso que surgiu um dos poucos troços de ciclovia no Porto, em 2020 Paulo Pimenta

Em Maio de 2020, quando o país reabria após o primeiro confinamento pandémico, a Câmara Municipal do Porto (CMP) anunciava um plano para “resgatar o espaço público” que incluía a criação de mais 35 quilómetros de ciclovias na cidade. Não aconteceu e o Bloco de Esquerda (BE), que tem um assento na vereação, quer saber porquê.

“Decorridos mais de dois anos desde o prazo indicado (Dezembro de 2020), a grande maioria destes percursos continua por concretizar ou parece não ter sido iniciada, conforme informação do próprio portal do município”, regista o vereador do BE, Sérgio Aires, introduzindo uma série de perguntas que remeteu ao presidente da CMP, Rui Moreira, nesta quarta-feira.

Quando a intenção de acrescentar 35 quilómetros à rede existente foi anunciada, a vereadora com o pelouro dos transportes, Cristina Pimentel, considerava a medida “urgente”, explicando que seria implementada “com grande rapidez até ao fim do ano”. Em resposta ao PÚBLICO, a CMP refere agora que houve “um acréscimo significativo” de quilómetros de ciclovia “entre 2020 e 2021”.

O BE queria saber "qual o ponto de situação de cada um dos novos troços então anunciados e o grau de execução" até à data presente. Os novos troços incluíam ligações entre pontas soltas das linhas de ciclovia já existentes.

Também as ligações a uma futura rede intermunicipal de ciclovias entre Porto (Trindade) e São Mamede de Infesta (Matosinhos) e entre Porto (Asprela) e Rio Tinto, (Gondomar) são alvo das questões do BE. A operação seria financiada pelo Fundo Ambiental e teria conclusão apontada para Dezembro de 2021, “o que não veio a ocorrer”, aponta o partido. A CMP refere apenas que as duas ligações estão “em fase de desenvolvimento do projecto de execução”.

E a Avenida da Boavista?

Há também interrogações sobre a intervenção nas Avenidas Atlânticas, que prevê alterações na respectiva ciclovia. O relatório final da auscultação pública foi concluído há seis meses, sendo que autarquia referia à agência Lusa, em Outubro de 2022, que iria promover a discussão da solução com os partidos e que lançaria o concurso público para o projecto até ao final desse ano.

Isso também não aconteceu, refere o BE, que menciona ainda o projecto do metrobus da Avenida da Boavista, que, para já, não prevê a implementação de uma ciclovia ao longo do seu trajecto. No lançamento da empreitada, a Metro do Porto referiu que estava a avaliar, em conjunto com a autarquia, a possibilidade de inserir um canal ciclável. Sobre este processo, não há novidades. “A implementação de uma ciclovia na Avenida da Boavista continua ainda em avaliação. Como tal, a solução a adoptar deverá assegurar condições de melhor mobilidade entre os diversos modos de transporte”, responde a câmara.

“O sucessivo adiamento da concretização destes projectos – essenciais para promover uma política de mobilidade mais sustentável na cidade do Porto – tem sido motivo de preocupação, não só para o Bloco de Esquerda, mas também para várias organizações e munícipes", nota Sérgio Aires.

De acordo com dados do Plano Municipal de Saúde do Porto, a cidade tinha 29 quilómetros de rede ciclável em 2013, quando Rui Moreira chegou à presidência da câmara. Pouco mais de nove anos volvidos, apenas foram acrescentados seis quilómetros.

Ainda assim, desde 2011, a utilização de bicicleta no Porto subiu 235%, mostram os Censos 2021. É uma subida expressiva, mas muito longe da que se registou em Lisboa, onde as políticas públicas da última década levaram à construção da maior rede de ciclovias do país e ao investimento em sistemas de bicicletas partilhadas. Na capital, houve um aumento de 539% nas viagens a pedalar entre casa e trabalho.

No Porto, uma cidade que quer atingir a neutralidade carbónica até 2030, as viagens de bicicleta têm um peso de 0,8% nas deslocações pendulares. O principal modo de transporte continua a ser o automóvel privado (53,5%), cuja utilização cresceu na última década.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários