Computadores quânticos maiores dão mais erros? Já não é bem assim

Corrigiram-se mais erros num computador quântico maior e funcionou. E, sim, isto é novidade. Ainda estamos na “infância” da computação quântica, mas este era um dos processos mais desafiantes na área.

computadores,ibm,ciencia,google,investigacao-cientifica,fisica,
Fotogaleria
Parte do sistema quântico montado no laboratório Google Quantum AI, com refrigerador, processador quântico e amplificadores Google Quantum AI
computadores,ibm,ciencia,google,investigacao-cientifica,fisica,
Fotogaleria
Google Quantum AI

Seja clássico ou quântico, um computador só é útil se não der erros. Ora, se esse é um desafio ultrapassado há décadas pelo que será a computação tradicional – dos computadores que utilizamos no trabalho ou em casa, por exemplo – continua a ser uma das grandes dificuldades na aplicação da computação quântica: como se cria um computador cada vez mais potente, mas sem dar os erros todos que esse crescimento provoca? A pouco e pouco, as respostas são cada vez mais positivas – e conseguiu-se finalmente aumentar o tamanho, sem aumentar a quantidade de erros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários