Brittney Griner regressa às Phoenix Mercury após dez meses detida na Rússia

A basquetebolista de 32 anos foi libertada em Dezembro de 2022. Regressa agora à equipa norte-americana da WNBA.

Foto
Brittney Griner esteve dez meses detida na Rússia por posse de estupefacientes Reuters/Joe Camporeale

A norte-americana Brittney Griner vai voltar a jogar nas Phoenix Mercury, na liga feminina norte-americana de basquetebol (WNBA), assinando um novo contrato hoje oficializado, após dez meses em que esteve detida na Rússia por posse de estupefacientes.

Aos 32 anos, a basquetebolista era livre para assinar por qualquer equipa, escolhendo voltar ao clube onde já tinha jogado, como tinha anunciado em Dezembro de 2022, pouco depois de ter sido libertada.

"Sentimos a sua falta todos os dias em que não esteve cá e, enquanto o basquetebol não era o mais importante, a sua presença em campo e no balneário, bem como na comunidade, deixou muitas saudades", declarou o director geral do clube, Jim Pitman.

Em 2021, Griner ajudou a equipa a chegar às finais, tendo sido a escolha número um do draft em 2013, precisamente para a formação de Phoenix.

A basquetebolista tem estado fora do radar desde que foi libertada, regressando da Rússia onde também jogava, à excepção de aparições no Super Bowl, de futebol americano, e em alguns eventos na cidade do estado do Arizona onde está sediado o Mercury e onde reside.

A WNBA já disponibilizou voos charter para a atleta, bem como outras medidas especiais, para acomodar o seu regresso à competição após quase um ano presa, com Griner a falhar um campo de treino da selecção norte-americana marcado para Janeiro, ponderando o regresso aos palcos internacionais.

Duas vezes campeã olímpica, a última das quais em Tóquio2020, disputados em 2021, Brittney Griner, de 32 anos, alternava a carreira na Liga norte-americana com a presença na Europa, representando o Ecaterimburgo desde 2014.

Sugerir correcção
Comentar