Bombeiro turco adopta gato que resgatou dos escombros — esteve preso dez dias

O animal não se separou de Ali Cakas, que continuou as operações de resgate. Nas redes sociais, Enkaz surge sentado no ombro do bombeiro.

Foto
Enkaz não se separou de Ali Cakas depois de ter sido resgatado ZAM Haber/Twitter

Ali Cakas, um dos bombeiros turcos que procura pessoas e animais nos escombros da Turquia, resgatou um gato de um dos edifícios da cidade de Nurdagi, no Sudeste da Turquia, e acabou por adoptá-lo.

O felino, que recebeu o nome de Enkaz (que significa escombros, em português), ficou preso 129 horas, ou seja, dez dias e, depois de ter sido salvo, recusou-se a deixar o bombeiro, escreve o Daily Mail. Nas redes sociais, Enkaz surge sentado no ombro de Ali, que continuou os trabalhos de resgate.

O bombeiro, que também é o treinador de mountain bike da selecção turca, ficou com o animal até o dono aparecer, mas como tal não aconteceu, acabou por levá-lo para casa, na cidade de Mardin. Segundo o canal de televisão norte-americano Abc7, Enkaz tornou-se na mascote da corporação de bombeiros de Ali.

O sismo que abalou a Turquia e a Síria há duas semanas vitimou mais de 45 mil pessoas. A Turquia suspendeu os trabalhos de resgate à excepção de Kahramanmaras e Hatay, as duas províncias mais afectadas.

Na semana passada, a equipa portuguesa de resgate salvou um cão que esteve encurralado na cave de um edifício durante 200 horas e que já foi entregue ao dono. A Força Operacional Conjunta regressou a Portugal no sábado e vai ser recebida esta semana pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sugerir correcção
Comentar