Mais de 100 primatas resgatados por suspeita de maus tratos na Colômbia

Os 108 animais vão serem avaliados por biólogos e veterinários. A justiça colombiana abriu um inquérito ao centro científico para apurar se existem indícios de maus tratos.

Foto
Mais de 100 primatas resgatados por suspeita de maus tratos na Colômbia Brian Mann/Unsplash

Mais de cem macacos que estavam a ser utilizados para investigações biomédicas, num centro científico no Sudoeste da Colômbia, foram resgatados, por suspeitas de maus tratos aos animais, revelou na sexta-feira o Ministério Público colombiano.

A justiça do país abriu um inquérito para apurar se há conduta ilícita no centro científico no departamento de Valle del Cauca, que pode incluir crimes contra a vida, a integridade física e emocional dos animais, o meio ambiente e os recursos naturais, bem como da administração pública, destacou esta entidade em comunicado.

Autoridades ambientais, unidades da Polícia Nacional e do Exército Nacional participaram na operação de resgate, que, juntamente com o Ministério Público, recuperaram os 108 macacos que estão agora à responsabilidade da autoridade regional de Valle del Cauca, para serem avaliados por biólogos e veterinários.

"As conclusões das análises permitirão esclarecer o estado de saúde dos animais e as supostas alterações comportamentais", frisou o Ministério Público, indicando que estes resultados serão "relevantes para as investigações em andamento".

A Peta denuncia a falta de documentação e registos veterinários e acrescenta que 21 macacos desapareceram das instalações científicas, uma cria morreu e um outro primata foi resgatado sem um olho.

A justiça colombiana acrescentou ainda que a investigação permitiu estabelecer que "os animais foram transferidos de La Mojana Sucreña, no Noroeste do país, para a sede do centro científico na zona rural de Cali".

No âmbito das fiscalizações efectuadas pelo Ministério Público estão a ser "verificados os métodos e percursos utilizados para transportar os primatas, bem como o estado e condição em que permanecem e são tratados nos laboratórios".

Sugerir correcção
Comentar