Morreu o economista e ex-ministro João Salgueiro

Presidência da República anunciou esta sexta-feira a morte de João Salgueiro, recordando “um dos mais brilhantes economistas” portugueses.

Foto
João Salgueiro morreu aos 88 anos Daniel Rocha

O antigo ministro João Salgueiro morreu esta sexta-feira, aos 88 anos, anunciou a Presidência da República. "Portugal perdeu hoje um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em comunicado.

"Teve um papel particularmente importante no planeamento económico, no nascimento das regiões plano, que viriam a dar origem às CCDR, na tentativa, falhada, de modernização no tempo de Marcello Caetano, no sector bancário público nos anos 70 e 80, no Ministério das Finanças, na liderança de uma das mais importantes sensibilidades dentro do PPD-PSD e, durante 50 anos, na SEDES, de que foi inspirador, presidente e figura tutelar, na transição para a a Democracia e até ao século XXI", lê-se ainda na nota assinada pelo chefe de Estado.

João Maurício Fernandes Salgueiro nasceu em Braga a 4 de Setembro de 1934 e licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Presidiu à Juventude Católica Portuguesa e participou na fundação da SEDES em 1970, tendo sido presidente da Assembleia Geral desta associação cívica.

Em 1969 foi nomeado subsecretário de Estado do Planeamento no Governo liderado por Marcello Caetano, cargo que ocupou até 1971. Chegaria em 1981 a ministro de Estado, das Finanças e do Plano do VIII Governo Constitucional, de Francisco Pinto Balsemão. Exerceu ainda funções de deputado e foi presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República.

Em 1985, concorreu à liderança do Partido Social Democrata, acabando por perder para Aníbal Cavaco Silva, por uma diferença de 57 votos.

Ao longo da carreira, João Salgueiro também exerceu funções docentes ligadas à economia e à gestão bancária. Ocupou diversos cargos na banca, tendo sido Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino e da Caixa Geral de Depósitos, de onde saiu em 2000, justificando que não estavam asseguradas "as orientações estratégicas" que o tinham levado a aceitar o cargo quatro anos antes. Nesse ano, assumiu a presidência da Associação Portuguesa de Bancos, após alterações aos estatutos que permitiram que o líder não fosse um banqueiro. Foi ainda vice-presidente do Conselho Económico e Social.

Em 2021, João Salgueiro foi condecorado pelo Presidente da República com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, no encerramento do 5.º Congresso da Sedes — Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social​.

Montenegro lembra "invulgar inteligência"

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva lembrou João Salgueiro como um homem que procurou ajudar o país “a encontrar o rumo certo”. “Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do Dr. João Salgueiro, um homem que procurou, com os seus conhecimentos de economia e a sua intervenção política e cívica, ajudar o nosso país a encontrar o rumo certo”, lê-se numa nota enviada à Agência Lusa.

“A vida cruzou o meu destino com o de João Salgueiro, algo inesperadamente, no Congresso da Figueira da Foz, em que disputámos a liderança do PSD. Mantive sempre uma boa relação com o Dr. João Salgueiro, beneficiando em diferentes momentos dos seus conselhos alicerçados num sólido pensamento económico”, lembrou ainda Cavaco Silva.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, também já lamentou a morte do antigo ministro, lembrando um homem “com invulgar inteligência” e “dedicação à causa pública”. “Em meu nome e do PPD-PSD apresento a consternação por ver partir um dos nossos, um homem com invulgar inteligência, liberdade e dedicação à causa pública”, escreveu Luís Montenegro na sua conta do Twitter. O líder social-democrata lembrou ainda que João Salgueiro “pensou e fez pensar Portugal”.

"Homem culto, inteligente e patriota. De espírito livre e independente, preocupado com o seu país e as suas gentes. Com os olhos e o coração nos mais vulneráveis. Um social-democrata de gema, moderado e realista", disse sobre João Salgueiro o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, esta noite, no Twitter.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recordou “um economista e político que marcou a vida pública portuguesa do seu tempo”. “Ajudou-nos a pensar os caminhos do nosso desenvolvimento. Honra à sua memória”, escreveu o presidente do parlamento, numa mensagem na sua conta da rede social Twitter.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários