Corpo de Christian Atsu encontrado debaixo dos escombros do sismo na Turquia

Atsu tinha um voo marcado para sair de Hatay no dia antes do terramoto, mas o treinador do Hatayspor disse que o jogador optou por ficar depois de marcar o golo da vitória no jogo de domingo.

Foto
Christian Atsu tinha 31 anos Reuters/SCOTT HEPPELL

O corpo do futebolista ganês Christian Atsu foi encontrado nos escombros do edifício onde vivia no sul da Turquia, mais de uma semana após o sismo que abalou a região, anunciou o agente do jogador.

"O corpo sem vida de Atsu foi encontrado debaixo dos escombros", disse Murat Uzunmehmet aos jornalistas em Hatay, onde o atleta vivia.

Atsu tinha um voo marcado para sair de Hatay no dia antes do terramoto, mas o treinador do Hatayspor disse que o jogador optou por ficar depois de marcar o golo da vitória num jogo no domingo antes do sismo.

Nos primeiros dias após o sismo, chegou a ser noticiado que as equipas de socorro tinham encontrado e resgatado Christian Atsu com vida, uma informação avançada pelo vice-presidente do clube Hatayspor, confirmada à CNN pelo agente do jogador e partilhada pela Associação de Futebol do Gana no Twitter.

Atsu representou o FC Porto entre 2009 e 2013, tendo estado emprestado ao Rio Ave na temporada 2011-12. Após passagens por Inglaterra, Espanha, Países Baixos e Arábia Saudita, chegou à Turquia na presente temporada.

"Pesar e consternação"​

"É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do Christian Atsu, um dos nossos campeões de 2013. Que descanse em paz. À família e amigos, enviamos as mais sentidas condolências, mensagem que estendemos a todas as vítimas do sismo da Turquia e Síria", reagiu o FC Porto.

O Rio Ave também partilhou um “profundo pesar e consternação” pela morte de Atsu. “É com profundo pesar e consternação que recebemos hoje as notícias do falecimento de Christian Atsu. A família rioavista associa-se à dor de familiares e amigos do Atsu, bem como das milhares de vítimas da tragédia na Síria e Turquia, prestando-lhes as mais sentidas condolências. Até sempre, Atsu”, escreveu o emblema vila-condense na página oficial no Facebook.

Já o Sporting, através das redes sociais, manifestou “pesar” pela morte do internacional ganês.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional também divulgou uma nota morte sobre a Christian Atsu. “A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Chistian Atsu, jogador que integrou os nossos campeonatos profissionais durante três temporadas”, refere a nota publicada pelo organismo, que recorda o extremo como “um dos bons talentos” que passou pelo principal escalão.

Já a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou “as mais sentidas condolências pelo falecimento trágico e precoce” do internacional ganês "que passou pelo futebol português entre 2009 e 2012”, numa nota de pesar divulgada no site oficial.

No Reino Unido, o Chelsea, através do site oficial, revelou “enorme tristeza” pelo desaparecimento do extremo internacional ganês, que esteve ligado aos ‘blues’ entre 2013 e 2017, embora sem nunca actuar pela equipa principal.

Da mesma forma, o Newcastle, que contou com o extremo entre 2017 e 2021, também manifestou tristeza pela morte de “um jogador talentoso e uma pessoa especial”: “Será sempre carinhosamente lembrado pelos nossos jogadores, staff e adeptos”.

Notícia actualizada às 18h12. Adicionadas as reacções de clubes e da Liga

Sugerir correcção
Comentar