Bordalo II cria um mural dedicado à cabra em Pampilhosa da Serra

Tendo como base a sustentabilidade, o artista Bordalo II tem um novo mural que homenageia a cabra, um dos símbolos característicos da região de Pampilhosa da Serra.

Foto
Mural da cabra serrana, em Pampilhosa da Serra Bordalo II/Facebook

O artista português Bordalo II criou um mural na vila da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, que retrata a cabra, animal que representa os territórios serranos.

"A ideia é que num concelho de serra, como o nosso, podermos ter também arte urbana subscrita e assinada por um artista de reconhecido mérito nacional", salientou esta sexta-feira à agência Lusa o presidente da autarquia, Jorge Custódio.

O mural, que ficou concluído esta semana, situa-se na zona central da vila, numa área que foi recentemente alvo de requalificação.

Segundo Jorge Custódio, a "ideia foi claramente levar para o centro da vila o que poderá ser uma referência em termos de arte plástica e arte urbana".

"Não querendo perder o filão condutor de continuarmos a afirmarmo-nos enquanto serranos, quisemos preservar neste mural o que é mais identificativo para nós: a cabra, que é o animal que mais representa estes terrenos bravios e serranos e que continua a ser uma mais-valia comercial e endógena", sublinhou.

O autarca considerou que o trabalho de Bordalo II constitui "mais um motivo de visita" ao concelho da Pampilhosa da Serra, ao passo que fica "no percurso turístico de todos os fiéis seguidores deste artista plástico".

O trabalho do artista português está inserido no projecto Big Trash Animals (Grandes Animais do Lixo) que Bordalo II tem levado a cabo um pouco por todo o país e pelo mundo, constituído por retratos de animais em vias de extinção ou emblemáticos de cada região, feitos com aquilo que os põe em risco e destrói, como plástico ou outros detritos.

"Esta cabra é um animal que coabita no território de Pampilhosa da Serra e que serve como exemplo para a preservação e respeito pelas espécies locais", frisou à Lusa.

O trabalho do artista português tem como grande foco a sustentabilidade através do uso de materiais como resíduos urbanos, plásticos e outros objectos abandonados. Bordalo II transforma estes materiais em obras de arte de pequena e grande escala, que se encontram espalhadas em cidades de todo o mundo.

Bordalo II concluiu também esta semana a elaboração de dois murais dedicados ao burro mirandês, no Parque Ibérico Natureza e Aventura (PINTA), no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, inserido no mesmo projecto.

Sugerir correcção
Comentar