O Bangladesh está aqui ao lado – e o cinema também

Nesta sexta-feira e sábado, o Batalha exibe dois filmes bengaleses. É o resultado do projecto Vizinhos, que envolveu a população com raízes no Bangladesh a viver perto do centro de cinema portuense.

cultura,batalha,cinema,culturaipsilon,porto,bangladesh,
Fotogaleria
Primeira edição do projecto "Vizinhos": O diálogo com a comunidade do Bangladesh, composta por cerca de 4500 habitantes, passou por um questionário feito no terreno sobre os seus gostos e hábitos de cinema
MR - Manuel Roberto - 13 de Fevereiro de 2023 - Portugal - Porto - Comunidade do Bangladesh no Porto
Fotogaleria
Alam Shah Kazol, presidente da Associação Comunidade do Bangladesh, foi o principal interlocutor deste projecto do Batalha Manuel Roberto / PUBLICO

Uma mesa de quatro pessoas passa rapidamente a uma mesa de sete. Partilha-se singaras, chamuças e pão roti; fica-se com a língua a arder, mas por prazer, com haleem, uma sopa picante de lentilhas, gengibre e carne; repete-se garfadas de doses pantagruélicas de biryani de frango, mas antes a mais do que a menos – teremos sempre a comida como um dos mais infalíveis desbloqueadores de conversa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar