Carnaval com chuva, temperaturas até 24 graus e poeiras de África

Como será o tempo no Carnaval? Alguns aguaceiros, temperaturas elevadas e possibilidade de poeiras vindas do norte de África entre sábado e domingo.

Foto
As poeiras vindas de África afectaram Portugal no ano passado Rui Gaudêncio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir desta sexta-feira e até terça-feira de Carnaval, aguaceiros, temperaturas máximas entre os 17 e os 24 graus e poeiras provenientes do norte de África.

De acordo com o IPMA, até terça-feira o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.

Por causa da depressão, está previsto o transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o continente provenientes do norte de África, que deverão ter baixa concentração, mas podem aumentar temporariamente entre o final do dia de sábado e domingo.

Não será um “evento excepcional de poeiras, como os do ano passado”, adiantou o meteorologista Jorge Ponte ao PÚBLICO, acrescentando que as concentrações de poeiras no ar deverão ser “baixas a moderadas”.

A partir desta sexta-feira está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve no fim do dia.

Aguaceiros

No sábado, os aguaceiros serão na região sul, podendo estender-se à região centro a partir da tarde. No domingo, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes, voltando a aumentar a frequência na segunda e terça-feira, podendo nestes dias ocorrer também na região norte.

"Esta situação meteorológica tem alguma incerteza associada devido principalmente à posição da referida depressão. Salienta-se que o regime de aguaceiros pressupõe precipitação intermitente e dispersa, tanto a nível espacial, como a nível temporal", refere o IPMA em comunicado.

Quanto às temperaturas, o IPMA indica que irá sofrer pequenas variações, com os valores da mínima entre 8 e 13 graus Celsius no litoral e entre 6 e 9 graus no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 3 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta.

Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24 graus na maioria do território continental.

O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte no Algarve sábado e nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul.

O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de sueste na costa sul do Algarve com um a dois metros, sendo entre dois a 2,5 metros nesta sexta-feira e sábado.

E nas ilhas?

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas.

Na segunda e terça-feira, a probabilidade para que ocorra precipitação diminui e os aguaceiros, a ocorrerem, serão de um modo geral fracos.

Está também previsto vento moderado a forte e temperaturas máximas entre os 16 e os 22.

Nos Açores, entre esta sexta e segunda-feira prevê-se nebulosidade mas alternando com abertas em todas as ilhas, não se esperando, precipitação significativa.

Na terça-feira de Carnaval, a "aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com deslocamento lento e com actividade moderada" vai afectar o estado do tempo em todas as ilhas, começando pelas ilhas do Grupo Ocidental e estendendo-se gradualmente pelo restante Arquipélago.

Assim, é aguardado um aumento da nebulosidade com períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos e, apenas nas ilhas Flores e Corvo, um ligeiro aumento da intensidade do vento. As temperaturas máximas vão variar entre os 15ºC a 17ºC.

Sugerir correcção
Comentar