Brianna Ghey: dois adolescentes ingleses acusados de homicídio da jovem trans de 16 anos

Brianna Ghey foi encontrada morta no sábado, em Cheshire, no Reino Unido. A polícia britânica continua a investigar o caso e coloca a hipótese de um crime de ódio.

Foto
Brianna Ghey Cheshire Police/Twitter

Os dois adolescentes de 15 anos detidos pelo assassinato de Brianna Ghey, jovem trans de 16 anos encontrada morta no sábado, em Cheshire, no Reino Unido, foram oficialmente acusados de homicídio esta quarta-feira.

Uma rapariga e um rapaz foram detidos na segunda-feira, mas só esta terça-feira é que a polícia adiantou que a morte da jovem se poderá tratar de um crime de ódio, apesar de ainda não existirem evidências que o comprovem. O rumo da investigação mudou após terem interrogado os dois jovens. À Reuters, o chefe da polícia de Cheshire confirmou que “todas as linhas estão a ser exploradas, incluindo se se tratou de um crime de ódio”.

Em declarações ao The Guardian, a polícia pediu que se evitem as “especulações online” e que haja “cuidado ao partilhar informações erradas relacionadas com este caso”.

Ambos os arguidos foram transferidos para instalações de detenção juvenil. O juiz responsável pelo caso, John McGarva, recusou qualquer fiança e insistiu que os jovens devem ficar detidos no centro juvenil devido à gravidade da acusação, onde devem permanecer até quinta-feira, dia em que vão ao Tribunal de Liverpool.

Brianna Ghey ainda foi assistida pelos serviços de emergência, chamados por volta das 15 horas ao Linear Park , após ter sido encontrada com vários ferimentos causados por esfaqueamento, mas a morte foi declarada no local. As buscas pela arma do crime continuam e a polícia procura mais evidências que expliquem o que aconteceu naquela tarde no local.

Vigílias multiplicam-se

Nos últimos dias, várias cidades do Reino Unido foram palco de inúmeras vigílias em memória da jovem. À Sky News, a família descreve Brianna como uma “filha, neta e irmã mais nova muito amada”. Em Liverpool, uma dessas homenagens reuniu mais de 300 pessoas.

Estas vigílias estão a ser organizadas por amigos e familiares da jovem de 16 anos e aliados da comunidade trans, de forma a demonstrar apoio e solidariedade. O ambiente de tristeza é pintado pela cor das bandeiras LGBTQ+, sempre presentes nas homenagens que vão continuar a decorrer esta semana em Manchester, Glasgow, Belfast e York.

Foi através do Twitter que a organização dos direitos LGBTQ+ Stonewall UK publicou segunda-feira uma homenagem à vítima, onde pedem para “qualquer pessoa que possa ter informações que ajude a polícia com as suas averiguações” ao deslocar-se à esquadra.

De acordo com estatísticas oficiais do Governo do Reino Unido, os crimes de ódio e de discriminação registaram, em 2022, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Em 2021, foram reportados 1109 casos.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar