Chefs à Mesa: descongelar e comer em casa a comida de Vítor Sobral e companhia

Não é uma loja de congelados, uma mercearia, uma garrafeira ou uma livraria. Mas junta tudo isso e embrulha-os com nomes conhecidos da gastronomia portuguesa.

alimentacao,consumo,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
A loja Chefs à Mesa fica em Entrecampos, em Lisboa Jorge Simão
alimentacao,consumo,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
O projecto Chefs à Mesa tem dois sócios: Rui Carmo e Carlos Fontão de Carvalho Jorge Simão
alimentacao,consumo,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
A loja tem arcas verticais e horizontais onde se encontram as propostas dos chefs Jorge Simão
alimentacao,consumo,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
O horário de funcionamento da Chefs à Mesa é de segunda a sexta-feira, das 10h à 20h, e aos sábados das 10h às 14h Jorge Simão

Há quem entre e pergunte: "São mesmo os chefs que fazem esta comida?" A dúvida pode instalar-se quando das paredes da Chefs à Mesa, em Lisboa, saltam nomes conhecidos e premiados com galardões internacionais. A saber: Bertílio Gomes, Miguel Castro e Silva, Paulo Morais, Vítor Adão e Vítor Sobral. Existe ainda uma opção para vegetarianos e veganos, da equipa Asoka, do chef Luccas Paixão.

É uma loja, que fica perto de Entrecampos, numa zona em crescimento por isso foi escolhida, explica Rui Carmo, sócio e co-fundador do projecto, à Fugas e propõe entradas, pratos e sobremesas dos diferentes chefs, em versão congelada. Não é para quem, naquela noite, não lhe apetece cozinhar e passa por ali para comprar uma canja de lingueirão à Taberna, de Bertílio Gomes, ou uma bochecha de porco preto em vinho do Porto, de Vítor Sobral, porque é preciso obedecer ao processo de descongelação e cozinhar no forno ou em banho-maria, salvaguarda Rui Carmo.

Ou seja, é para quem quer planear uma refeição diferente, com familiares ou amigos embora as doses sejam para uma ou duas pessoas, ou para uma ocasião especial, como o Dia dos Namorados.

Contudo, a Chefs à Mesa já tem clientes regulares que semanalmente fazem as suas compras, diz com satisfação o responsável. Aliás, a loja é mais do que um espaço onde se vendem congelados: ao lado de cada uma das arcas verticais com a identificação do chef por cima, há um conjunto de prateleiras onde podem ser encontrados produtos secos sugeridos pelos mesmos - dos azeites aos licores, passando por queijos e chutneys. Há ainda kombuchas e até cocktails, aos quais só falta juntar o gelo.

Rui do Carmo é um dos sócios do projecto Chefs à Mesa Jorge Simão
Nas arcas congeladoras estão armazenados os produtos confeccionados pelas cozinhas dos chefs Jorge Simão
Fotogaleria
Rui do Carmo é um dos sócios do projecto Chefs à Mesa Jorge Simão

E, para quem gosta de cozinhar, há bases e caldos prontos a usar; além de outros ingredientes como condimentos, compotas, patês e conservas. A ideia não é ter uma vulgar mercearia, onde se encontram as mesmas marcas que na generalidade dos espaços, mas ter produtos diferenciados, explica o empresário, dando como exemplo as conservas de peixes de rio.

Quanto à garrafeira, o objectivo é o mesmo, para isso foi contratado um sommelier que analisou as propostas dos chefs e encontrou aquelas que considera as harmonizações certas, e que são as aconselhadas aos clientes por quem está na loja.

Há ainda um espaço onde Rui Carmo convida os clientes a estarem "Não é preciso entrar para comprar nada", assegura, é uma espécie de livraria, uma estante embutida na parede do fundo da loja, onde se destacam os livros dos chefs, como é o caso de Na cozinha de Miguel Castro e Silva ou Receitas lá de casa, de Vítor Sobral, mas também outros que são verdadeiras bíblias da cozinha portuguesa, como os títulos de Maria de Lurdes Modesto.

Aquele é também um espaço onde, no futuro, podem ser feitos lançamentos de livros, conferências ou até workshops aliás, toda a bancada que ocupa o centro da loja tem potencial para essas actividades, a excepção são as que precisam de ser cozinhadas, uma vez que não há fogão ou forno.

A loja está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h à 20h, e aos sábados das 10h às 14h, mas também é possível encomendar online. Aliás, refere Rui Carmo, a ideia deste negócio, cujo outro sócio é Carlos Fontão de Carvalho, em que investiram cerca de cem mil euros, nasceu durante a pandemia, na procura de uma resposta para quem estava fechado em casa e não podia ir aos restaurantes.

A proposta é para que possam ser feitas apresentações na Chefs á Mesa Jorge Simão
Durante a pandemia, alguns dos chefs já tinham desenvolvido propostas de comida congelada, informa Rui Carmo Jorge Simão
Fotogaleria
A proposta é para que possam ser feitas apresentações na Chefs á Mesa Jorge Simão

Por isso, os clientes podem encomendar online e levantar na loja a encomenda ou, se quiserem, a Chefs à Mesa faz entregas três vezes por semana (terças, quintas e sábados, com uma antecedência mínima de 24 horas), em Lisboa, Oeiras e Cascais, com valores de entrega entre os 5€ e os 20€. A marca tem ainda um protocolo com a plataforma de entregas Volup.

Antes de sairmos, Rui Carmo aponta ainda para as prateleiras onde é possível encontrar pão dos projectos de Bertílio Gomes, que recomenda a sua congelação, e de Vítor Sobral. Os dias certos da chegada do pão fresco ainda não são fixos, mas, assim que forem, o empresário espera que esta seja também uma forma de os clientes ganharem rotinas na ida à loja.

Os produtos congelados lado a lado com os secos propostos pelos cozinheiros Jorge Simão
O pão pode ser um chamariz para fidelizar os clientes, acredita Rui Carmo Jorge Simão
Fotogaleria
Os produtos congelados lado a lado com os secos propostos pelos cozinheiros Jorge Simão

Entretanto, continuam a chegar produtores e fornecedores interessados em ter os seus produtos nas prateleiras da Chefs à Mesa, congratula-se, acrescentando que é feita uma selecção, de maneira a ter produtos distintivos.

Sugerir correcção
Comentar