A casa do arqueólogo que descobriu o túmulo de Tutankhamon está de cara lavada

Howard Carter construiu uma morada no deserto antes de fazer a sua mais lendária descoberta. Um egiptólogo que participou no restauro do imóvel estuda a relação do arqueólogo com Calouste Gulbenkian.

Foto
A Casa de Howard Carter foi construída em 1910 e originalmente não era rebocada Peggy Joy Egyptology Library

Quando se sobe a estrada do Vale dos Reis, em Luxor, a primeira coisa que vê é a casa de Howard Carter (1874-1939), o arqueólogo que descobriu o túmulo de Tutankhamon em 1922. Não há que enganar, porque a casa faz-se anunciar à direita na paisagem árida. Mas, entre os milhões de turistas que todos os anos fazem o percurso, muito poucos param na casa-museu, uma situação que o processo de renovação desenvolvido pelo American Research Center in Egypt (ARCE) e terminado no final do ano, a tempo da comemoração do centenário da descoberta do túmulo, espera conseguir alterar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar