Pai e filha resgatados após 90 horas sob escombros na Turquia

Depois de terem recebido os primeiros socorros, pai e filha, de cinco anos, foram levados para um hospital. As hipóteses de encontrar sobreviventes em temperaturas negativas estão a diminuir.

Foto
A destruição provocada pelo sismo em Hatay, Turquia Reuters/EMILIE MADI

As equipas de emergência da Turquia conseguiram resgatar pai e filha cerca de 90 horas depois de terem ficado soterrados sob os escombros de um prédio destruído pelos sismos de segunda-feira.

Equipas de socorro e busca encontraram os dois sobreviventes, na quinta-feira, na cidade de Odabasi, na província de Hatay, no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria, avançou a agência de notícias estatal turca Anatolia.

Depois de terem recebido os primeiros socorros, pai e filha, de cinco anos, foram levados para um hospital.

Embora os especialistas defendam que as pessoas podem sobreviver durante uma semana ou mais, as hipóteses de encontrar sobreviventes em temperaturas negativas estão a diminuir.

O tempo médio que uma pessoa pode permanecer viva sem ingerir água ou comida em desastres como um sismo é de 72 horas, mas as operações prosseguem para encontrar sobreviventes do terramoto na Turquia e Síria.

As autoridades turcas referiram que mais de 120 mil equipas de resgate estão a participar nos esforços, com mais de 5500 veículos, e a ajuda de 95 países, incluindo Portugal e Brasil.

As imagens aéreas mostram o alcance da devastação, com bairros inteiros de arranha-céus reduzidos a metal retorcido, betão pulverizado e fios eléctricos expostos.

Mais de 20.400 pessoas morreram na sequência do violento sismo que abalou na segunda-feira o sudeste da Turquia e o norte da Síria, de acordo com balanços oficiais divulgados na quinta-feira à noite.

Sugerir correcção
Comentar