Pela região, pelo país, um novo hospital

Não considerar o hospital no concelho que atualmente o acolhe, Caldas da Rainha, seria fazer tábua rasa de todos os critérios que devem ser tidos em conta num processo de decisão desta natureza.

Caldas da Rainha, povoamento com mais de 500 anos, deve a sua existência à Rainha D. Leonor que, conta-se, ao passar onde hoje se edifica a cidade, numa das suas viagens pelo local, e ao ver alguns populares a banharem-se numas lamas que ali brotavam, tentou perceber o que se passava e, ao lhe contarem que aquelas águas tinham muitas utilidades medicinais, também ela as usou para tratar de alguma maleita que a afetava. Ao perceber por experiência própria das propriedades eficazes de tais águas, mandou construir um hospital (o primeiro hospital termal do mundo) custeado a expensas próprias, decretando no Compromisso da Rainha (1512) que a instituição serviria para acudir à população mais carenciada e vulnerável. Neste espaço foram, desde sempre, providenciados cuidados de saúde.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar