Mayday: o maior acidente aéreo em Portugal chegou à National Geographic

O voo da Independent Air que se despenhou na ilha de Santa Maria em Fevereiro de 1989 vitimou todos os 144 passageiros. Uma das maiores catástrofes em Portugal está agora numa série televisiva.

Foto
Acidente na ilha de Santa Maria aconteceu há 34 anos e vitimou todos os 144 passageiros. A série "Mayday" reconstrói a tragédia Shay Markowitz/National Geographic

Era quarta-feira de cinzas, 8 de Fevereiro de 1989. Marco Gonçalves tinha então 17 anos e vivia no centro de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores. Passava das 13h quando o pai, João, à época funcionário da companhia aérea SATA, lhe ligou do aeroporto a dizer que não ia almoçar a casa. Um avião tinha-se despenhado no Pico Alto, o ponto mais alto da ilha. No centro da vila, não se ouviu qualquer estrondo. A chamada do pai veio acompanhada por um alerta: “Fica em casa, não vás ao pico.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários