Pela sua visão do autismo, Miguel Castelo-Branco vence Prémio Bial de Medicina Clínica

Miguel Castelo-Branco investiga o autismo centrado nos conceitos de neurodiversidade e medicina personalizada. Há grande diversidade de manifestações nas pessoas com autismo. “Cada caso é um caso.”

Foto
O investigador Miguel Castelo-Branco venceu o Prémio Bial de Medicina Clínica pelo seu trabalho na área do autismo DR

O médico e neurocientista Miguel Castelo-Branco, da Universidade de Coimbra, é o grande vencedor do Prémio Bial de Medicina Clínica pela sua visão sobre o autismo, alicerçada em 15 anos de investigação científica nesta área – por exemplo, no uso de jogos para treinar competências sociais e emocionais, como apanhar um transporte público ou reconhecer emoções nos outros. Este interesse científico foi ser muito influenciado pela sua história pessoal, como pai de uma pessoa com autismo nascida há 25 anos. “Ele mudou a minha vida”, diz-nos do filho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários