Lampreia, cachena, broa e mel de abelhas mansas na Residência de João Rodrigues

O próximo capítulo do projecto Residência está marcado para os dias 18 e 19 de Fevereiro em Melgaço na companhia do chef António Loureiro.

Foto
Um dos protagonistas, o mel de abelha mansa Residência

Em Janeiro, João Rodrigues serviu a cultura transmontana em Boticas. Agora segue para o Minho, Melgaço, onde prossegue a Residência do chef português e o seu restaurante itinerante que no dia 18 de Fevereiro vai promover um jantar nas Termas de Melgaço dedicado à lampreia e que conta com António Loureiro, do restaurante A Cozinha, estrela Michelin de Guimarães, como convidado.

No dia 19, o repasto consiste num menu de seis pratos com produtos da região e será confeccionado na Branda da Aveleira, aldeia à entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês. Aí, João Rodrigues irá desenvolver um menu à base de vaca cachena, cabrito local, bacalhau, ovos, e mel de abelhas mansas. No forno comunitário da branda será cozida broa de milho, e servido caldo de saramagos, uma planta silvestre.

Foto
As Termas de Melgaço serão palco do jantar do dia 18 Residência

A Residência em Melgaço começa no dia 18 pela manhã com visita às pesqueiras de lampreia no rio Minho, uma tradição que data do século VIII. No mesmo dia, os convidados poderão assistir à Queima do Entrudo, uma tradição da vila, que conta com desfile dia 18, a partir das 16h30, no Largo Hermenegildo Solheiro. Já no dia 19, antes do almoço, serão organizadas visitas a alguns produtores presentes no menu desse dia, caso dos pastores de vaca cachena ou dos apicultores das abelhas mansas.

O jantar do dia 18 tem um custo de 70 euros e o almoço do dia seguinte 80 euros.

Foto
No forno comunitário da branda será cozida broa de milho Residência
Sugerir correcção
Comentar