Casa da Música apresenta clássicos no ciclo Invicta.Música.Filmes

Frankenstein, de James Whale; e A Queda da Casa de Usher, de Jean Epstein, no programa que decorre entre esta terça-feira e sábado.

Foto
Frankenstein, de James Whale DR

O Remix Ensemble actua esta terça-feira na Casa da Música (Sala Suggia, às 19h30) num cine-concerto com o filme Frankenstein (James Whale, 1931), um clássico do cinema fantástico, no começo de mais uma edição do ciclo Invicta.Música.Filmes na sala de espectáculos portuense.

Este ciclo, organizado há vários anos pela Casa da Música para "revelar música a cinéfilos e cinema a melómanos", começa com "um clássico do terror gótico", com o Remix Ensemble a interpretar uma banda sonora encomendada em 2001 ao compositor norte-americano Michael Shapiro.

No programa do ciclo, na sexta-feira (Sala Suggia, às 21h), é exibido o filme mudo A Queda da Casa de Usher (1928), de Jean Epstein que chegou a estar agendado para a edição do ano passado , com a Orquestra Sinfónica do Porto a interpretar ao vivo, em estreia, música do compositor espanhol José Maria Sánchez-Verdú. Segundo a Casa da Música, esta nova banda sonora "resulta da admiração do compositor pelo pensamento de Epstein, trabalhando não apenas os aspectos puramente sonoros, mas também os aspectos filosóficos do pensamento do cineasta", que adaptou para cinema um conto de Edgar Allan Poe.

No sábado (Sala 2, às 16h), o Serviço Educativo da instituição portuense promove um cine-concerto para famílias, pela plataforma Digitópia, com os músicos Filipe Fernandes, Óscar Rodrigues e Ricardo Vieira a interpretarem música para filmes da realizadora alemã Lotte Reiniger, pioneira no cinema de animação com sombras.

Sugerir correcção
Comentar