Activistas acusados de querer usar o parlamento de Hong Kong como “arma constitucional letal”

Julgamento de 16 activistas pró-democracia começou esta segunda-feira e é visto como teste à independência dos tribunais. São acusados de subversão, ao abrigo da polémica lei de segurança chinesa.

Foto
Fila de pessoas à porta do tribunal de West Kowloon, para assistir à sessão inaugural do julgamento de 16 activistas políticos Reuters/TYRONE SIU

Dezasseis dos 47 activistas pró-democracia que se declararam inocentes das acusações de conspiração para cometer subversão dos poderes do Estado chinês, ao abrigo da controversa lei de segurança que Pequim impôs às regiões administrativas especiais de Hong Kong e de Macau, em 2020, começaram a ser julgados nesta segunda-feira, num processo altamente mediático e que é visto como um teste crucial à independência do sistema judicial da antiga colónia britânica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar